Home Sobre Nós Corpo Clínico Unidades Especialidades Tratamentos Galeria de Mídias Notícias Contato Edital do Processo Seletivo 2019 Gabarito do Processo Seletivo Resultado do Processo Seletivo

Daltonismo: Saiba mais

O daltonismo é uma alteração visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores.

Também chamado de discromatopsia, o daltonismo é uma alteração visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. Na maioria das vezes, a alteração está geneticamente ligada ao cromossomo X, ocorrendo com maior frequência entre os homens. Isso porque eles possuem apenas um cromossomo X, enquanto as mulheres possuem dois.
Muitas vezes, o problema manifesta-se através da dificuldade de distinguir o verde do vermelho. Mas muitas pessoas sequer sabem que são daltônicas: como sentir falta de algo que nunca se viu? O principal método para diagnosticar o daltonismo se faz a partir de um simples teste.
O teste de cores de Ishihara consiste na exibição de figuras – letra ou números – desenhadas em pontinhos de tonalidades diferentes, facilmente identificadas por pessoas com uma visão normal. Já os daltônicos, têm dificuldade para decifrar as figuras. O teste recebeu este nome devido ao Dr. Shinobu Ishihara (1879-1963), um professor da Universidade de Tóquio que foi o criador deste teste em 1917.
Inspirada no teste de cores de Ishihara, neste vídeo a Lotten Eyes te ajuda a descobrir se você é portador do problema visual:
 

Se você notar alguma dificuldade neste teste, pode significar que você é portador de algum grau de daltonismo. Mas não se preocupe, esta é uma limitação simples de lidar. O importante é procurar o seu oftalmologista para um diagnóstico correto.
 
Fonte: http://www.portaldosolhos.com.br/noticias/daltonismo-saiba-mais-sobre-o-problema-que-atinge-1-a-cada-12-homens/