Home Sobre Nós Corpo Clínico Unidades Especialidades Tratamentos Galeria de Mídias Notícias Contato Edital do Processo Seletivo 2019 Gabarito do Processo Seletivo Resultado do Processo Seletivo

Derrame ocular

Aquela mancha vermelha nos olhos, apesar de causar espanto, muitas vezes não representa perigo para os olhos.

Aquela mancha vermelha nos olhos, apesar de causar espanto, muitas vezes não representa perigo para os olhos. O derrame ocular, que causa sangramento nos olhos, não provoca nenhum transtorno à visão, sendo reabsorvido naturalmente pelo próprio organismo.
É comum a preocupação dos pacientes com relação ao derrame ocular subconjuntival, que na maioria dos casos não representa risco de perda de visão e, normalmente, não se faz necessário nenhum tratamento específico. O quadro tende a melhorar entre 7 e 21 dias. Mas para se ter certeza do diagnóstico é sempre importante recorrer ao oftalmologista.
Em casos recorrentes no mesmo, ou no outro olho, o derrame ocular pode ser tratado com laser ou microcirurgia; o uso de compressas geladas também pode ajudar na recuperação. Não há tratamento com colírios, comprimidos ou injeções.
Causas de derrame ocular

Normalmente, não é possível identificar a causa exata do hematoma ocular, porém sua ocorrência pode estar relacionada ao aumento súbito da pressão artéria, vômitos, alteração da coagulação sanguínea, estresse ou grande esforço físico.
Derrame intraocular
Diferente do derrame ocular, o derrame intraocular não permite que o sangue seja visto a olho nu, podendo ser grave. Ele provoca diminuição da visão, dor e pode requerer até mesmo uma cirurgia. Ele ocorre dentro dos líquidos internos dos olhos, podendo ser uma ocorrência secundária da diabetes, tromboses, hipertensão arterial, doenças inflamatórias e sistêmicas.
O tratamento é feito com aplicação de laser e uso de medicamento no olho afetado. Em alguns casos, existe a necessidade de tratamento cirúrgico através da vitrectomia, que remove o sangue quando ele não é absorvido pelo organismo. Em casos de deslocamento da retina, é preciso fazer o reposicionamento da membrana ao fundo do olho.
 
Fonte: http://www.portaldosolhos.com.br/noticias/derrame-ocular-aparencia-assustadora-mas-nem-tao-perigoso/